sábado, 18 de junho de 2016

O Tal do "Coaching"

De 2015 para cá, ouvi falar muito sobre coaching. Começou quando meu namorido estava fazendo pós em Gestão de Pessoas e me ensinou o que sabia sobre o assunto. A partir de então, consegui identificar técnicas de coaching em diferentes ambientes e acabei me interessando mais sobre o assunto.

Quando estava participando do processo seletivo da Natura, havia um coach na sala motivando os concorrentes durante todo o processo, especialmente no final, quando falou de forma geral com todos que não foram aprovados para o próximo estágio do processo, contando causos pessoais e tudo mais.

Quando tentei cancelar meu curso de inglês em dezembro do ano passado, se aproveitaram da minha transparente fraqueza emocional para me induzirem a permanecer no curso, mesmo eu justificando minhas condições atuais.

Mas, afinal, o que é coaching?

Coaching não é psicologia nem terapia, nem tem como intenção fazer um tratamento emocional. Trata-se de um processo composto por planos estratégicos para alcançar objetivos, eliminando os empecilhos que nos limitam, alinhamento os pensamentos proporcionando definição e clareza das ideias.
  1. Foco
  2. Prazo
  3. Plano
  4. Tarefa
  5. Melhoria (contínua)
Recentemente, participei de um workshop motivacional com Francine Barbosa (Coach especialista em Voz e Comunicação), Camila Andrade (Personal Coach e Nutricionista) e Jacir Junior (Personal, Executive e Business Coach) na Biblioteca Pública Municipal de Jundiaí Profº Nelson Foot.

O workshop começou com o coach Jacir Junior explicando o que é coaching e dando algumas referências de profissionais que fizeram uso da técnica para alcançar seus objetivos. Em seguida, Camila Andrade mediou duas atividades, a Dreamlist e a Roda da Vida. Por fim, Francine Barbosa fez o fechamento do work.


Agora estou lendo o livro Dominando o Mentoring e o Coaching com Inteligência Emocional por Patrick E. Marlevede e Denis C. Bridoux, que acredito ser muito útil para a minha realização pessoal e para o trabalho que desenvolvo conciliando comunicação e dança. O livro inclui:
  • Questionários de coaching e mentoring para avaliar o nível de habilidades.
  • Técnicas de grande eficácia para intervenções a curto e longo prazo.
  • Dicas e exercícios práticos.
  • Estratégias adequadas para mentores e coaches.
  • Recursos convenientes para treinandos e clientes.

0 comentários:

Postar um comentário

Created By Sora Templates